terça-feira, 1 de junho de 2010

APO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II

Entrevista com o Administrador 
VANER JOSÉ DO PADRO

O senhor é casado? Tem filhos? Se tiver filhos, eles seguiram seus passos? Teve alguma influência sua?

Sim.Tenho 2 filhos .Porem ,são pequenos.Minha filha tem 13 anos e meu filho 7 anos.Ainda não sei se seguirão meus passos.

O senhor se formou em administração com quantos anos?


Com 25 anos me formei


Qual a área administrativa que atua?


Atualmente gerente comercial dos correios mas atuei em diversas áreas:Logística,gerente regional ,terminal de cargas aerias...

Tem algum livro publicado?


Não. Mas, tenho 4 artigos publicados.Sendo 3 no Brasil e 1 no Exterior ,em uma Revista Inglesa chamada EMERALD ( Especializada em adm da produção)


Quando surgiu o interesse pela administração? Houve alguma influência ou recriminação de terceiros na sua escolha?


Não .Foi uma escolha minha ,com base na oferta de cursos na cidade que eu morava.


Ao longo de sua formação você se inspirou em algum administrador?


Eu me considero eclético ,gosto de trabalhar sempre com muitos autores ,estabelecendo relações entre eles .


Quais são às dificuldades encontradas no decorrer de sua gestão como Coordenador do Curso de Pós-Graduação da Faculdade Castro Alves? E quais as grandes questões que desafiam a organização?


As dificuldades são infra-estrutura .Poucos recursos é começar do “zero”.As questões são manter custos e preços baixos e com cursos de Qualidade e Aplicação Pratica.


Como administrador quais as técnicas adotadas para lidar com as emoções adquiridas no âmbito de trabalho?


A busca pela compreensão de fatos e fenômenos e apartir dessa compreensão encontrar as saídas (decisões).

Qual a importância da inteligência emocional ao lidar com diversas personalidades no seu âmbito de trabalho? Como é avaliada a situação emocional dos seus colaboradores?


Eu ainda não me sinto confortável para trabalhar com esse tema da inteligência emocional .Acho que ainda falta base cientifica para suas praticas


O que os administradores de hoje devem fazer para não serem pegos de surpresa com a instabilidade encontrada no sistema econômico mundial?


E muito difícil essa resposta .Seguem algumas dicas :estar informado ,atualizado ,ter um bom planejamento e manter transparência com a equipe de trabalho.

Como você enxerga introdução da responsabilidade sócio-ambiental das empresas? Seria uma jogada de marketing ou uma real consciência ambiental? E como você enxerga está questão no nosso Estado?


Entendo que já houveram avanços .Mas falta conhecimento e competências administrativas das organizações para lidarem adequadamente com o tema .


As decisões financeiras dos administradores diferem das decisões dos indivíduos, em geral, em termos de objetivo, planejamento e acompanhamento?


Acredito que todas as decisões tenham convicções individuais .Os administradores financeiros,também são administradores com seus limites e conhecimentos.


Um projeto de lei prevê multa de 30% da receita bruta ou mesmo a extinção de empresas como forma de ressarcir prejuízos causados por elas em fraudes de licitações e pagamentos de propinas. O que você acha sobre este projeto de lei e se realmente funcionará?


Toda lei criada deve ,a principio ter uma finalidade útil a sociedade .Mas,se ela não for executada e capaz de ser fiscalizada se tornara inoqua.


Referente ao sucesso que vem da crise, saiu uma matéria do ex-presidente Nelson Mandela, na revista exame, que os quase 27 anos que ele passou na prisão tiveram um efeito positivo na sua vida, pois a través deste fato ele obteve força para liderar seu país até o fim. Até que ponto os administradores podem tirar proveito das dificuldades enfrentadas?


As crises geralmente fazem muitos aprendizados para quem sobreviver a elas .O aprendizado poderá vir de varias fontes ,cabe a nós tirar aproveito dele .


Qual o estilo de liderança que o Sr. mais exercita? O Sr. se acha autocrático, democrático, burocrático ou liberal?


Acredito que conheço um pouco de todos os fundamentos desses estilos. Vou utilizar aqueles que entendo ser mais importante na organização em que atuo.


Em qual aspecto o Sr. se auto-realiza como administrador?


Quando consigo inserir o meu trabalho na estratégia da empresa, Gosto do reconhecimento de resultados e gosto de ser desenvolver equipes alinhadas com a organização.


Qual as principais habilidades de um administrador?Qual delas o Sr. Destaca e por que ?


Saber lidar com gente ,conhecer processos e conhecer conceitos e conhecer o contexto de atuação .Dentro dessas destaco a primeira.


De que forma podemos aprimorar nossas habilidades no intuito de sermos melhores profissionais?


Estar disposto a aprender sempre.Manter-se atualizado .Ter conceitos bem fundamentados e ter ética ao decidir.


Como desenvolver as habilidades das pessoas que lideramos?

Permitindo elas lhe conheçam,permitindo se conhece-las .ter métodos de trabalho e transparência nas relações

Nenhum comentário: