terça-feira, 24 de novembro de 2009

APO Psicologia - O Homem como um ser social "Análise Crítica"

O texto ressalta a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Percebe-se que trabalhadores de diferentes categorias profissionais encontram-se insatisfeitos diante dos trabalhos que realizam. Isto conseqüentemente compromete a qualidade de vida dos mesmos. Atualmente há uma grande preocupação de algumas empresas em implementar a administração participativa no trabalho, assim serão avaliados o grau de comprometimento do trabalhador, a integração do empregado aos interesses da empresa, tendo como respaldo as motivações individuais e grupais.
Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.
Hoje concebe-se no mundo corporativo que quando os funcionários são capazes de realizar suas atividades baseadas em um comportamento de sinergia, melhor será o clima organizacional e conseqüentemente os resultados para os negócios.
A interação em qualquer ambiente nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos. As vezes não nos damos conta disto. Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo.
Se todas as organizações visassem o desenvolvimento organizacional através de métodos para encarar ameaças e solucionar difíceis situações compartilhando a administração da empresa com os funcionários baseado no relacionamento, as empresas obteriam um grande sucesso organizacional.
Apostar numa política de comunicação e apostar na própria organização. É contribuir para uma interação entre a cultura de cada ato social e a cultura da organização daí resultando um espírito comum.
Enfim, sem mudanças não haverá adaptação às exigências do meio envolvente.

Nenhum comentário: