terça-feira, 1 de junho de 2010

APO Educação das Emoções II

     Com base nas resposta do entrevistado Vaner José do Prado, podemos concluir que é de suma importância para um administrador conhecer suas habilidades e as habilidades de seus liderados.

     Uma vez a frente da equipe, um bom líder sabe como aproveitar e desenvolver da melhor forma os talentos de cada liderado sempre visando o bom desempenho da equipe para benefício da organização, pois quando um colaborador evolui, a empresa também evolui.

     Dentro de uma equipe, setor ou departamento, lidamos com pessoas diferentes, com histórias de vida diferentes e principalmente, habilidades diferentes. O líder deve sempre atrelar tais habilidades sempre determinando tarefas específicas. Daí a importância de detectar e conhecer talentos. É por essa razão que o líder deve ter um feeling, quase um detector de talentos. Quando o administrador não tem essa percepção (conhecimento da unidade visando o todo) dificilmente consegue fazer com que sua equipe tenha resultados
positivo em suas metas e objetivos, o líder é o espelho da equipe, uma liderança ressonante e participativa sempre alcança melhores resultados.

O conhecimento da equipe é o primeiro passo para o administrador que almeja uma liderança de excelência.

PERGUNTAS BASEADAS NO ASSUNTO: HABILIDADES DE LIDERANÇA

Como administrador quais as técnicas adotadas para lidar com as emoções adquiridas no âmbito de trabalho?

A busca pela compreensão de fatos e fenômenos e a partir dessa compreensão encontrar as saídas (decisões).

Qual o estilo de liderança que o Sr. mais exercita? O Sr. se acha autocrático, democrático, burocrático ou liberal?

Acredito que conheço um pouco de todos os fundamentos desses estilos. Vou utilizar aqueles que entendo ser mais importante na organização em que atuo.

Em qual aspecto o Sr. se auto-realiza como administrador?

Quando consigo inserir o meu trabalho na estratégia da empresa, Gosto do reconhecimento de resultados e gosto de ser desenvolver equipes alinhadas com a organização.

Quais as principais habilidades de um administrador? Qual delas o Sr. destaca e por que ?

Saber lidar com gente, conhecer os processos, os conceitos, e conhecer o contexto de atuação. Dentro dessas destaco a primeira.

De que forma podemos aprimorar nossas habilidades no intuito de sermos melhores profissionais?

Estar disposto a aprender sempre. Manter-se atualizado, ter conceitos bem fundamentados e ter ética ao decidir.

Como desenvolver as habilidades das pessoas que lideramos?

Permitindo que elas lhe conheçam, permitindo se conhece-las, tendo métodos de trabalho e transparência nas relações.

Nenhum comentário: